quinta-feira, 29 de março de 2012

Transtornos das Glândulas Adrenais (Supra-renais) em Cães


As supra-renais, também conhecidas com adrenais, são duas glândulas, que como diz o nome, localizam-se em cima dos rins.

As adrenais exercem importantes funções no organismo através da produção dos seus hormônios.

Os principais são:

- Cortisol: É o chamado hormônio do estresse (estresse físico, que ocorre em cirurgias, infecções, traumas etc..). Uma das suas principais ações é garantir glicose (açúcar = energia) para as células, seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformação de gorduras e proteínas em glicose. Também age modulando nosso sistema imune (sistema de defesa contra infecções). É o hormônio que prepara nosso corpo para lutar contra estresses.

- Adrogênios e estrogênios : São respectivamente os hormônios masculinos e femininos. ( leia sobre anabolizantes).

- Aldosterona: Age no rim controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue. É um dos principais hormônios no controle da pressão arterial ( leia sobre o sal e hipertensão).

- Adrenalina: É mais um hormônio do estresse. É chamado o hormônio de fuga ou luta (flight or fight em inglês). Quando liberado promove aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, do aporte de sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata as pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para aguentar o estresse, a adrenalina promove os meios para o corpo atacar ou fugir do mesmo.

Bom, sabendo para que serve a supra-renal e o que seus hormônios promovem, fica fácil entender alguns sintomas da insuficiência adrenal.

- Hipotensão e choque circulatório
- Distúrbios do potássio e do sódio
- Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue)
- Alterações dos hormônios sexuais.
- Astenia crônica
- Anorexia (perda de apetite)

A principal causa é a doença de Adison, uma doença auto-imune (aquelas em que o organismo indevidamente produz anticorpos contra si mesmo). Mas pode ser causada por tuberculose, infecções graves, drogas e várias outras.

O excesso de funcionamento da adrenal normalmente está associado a tumores na mesma. Dependendo de que hormônio o tumor produza, teremos os sintomas:

- O excesso de cortisol causa a síndrome de Cushing, que cursa com diabetes, ganho de peso, supressão do sistema imune etc..

- O excesso de aldosterona causa baixa de potássio, aumento do sódio no sangue e hipertensão.

- Excesso de adrenalina é normalmente causado por um tumor chamado feocromocitoma, que provoca hipertensão, suores, palpitações, ataques de pânico, dores de cabeça

O que são transtornos das glândulas adrenais

Os transtornos das glândulas adrenais ocorrem quando elas não funcionam apropriadamente. Algumas vezes, a causa é um problema em outra glândula que ajuda a regular a glândula adrenal. Em outros casos, a própria glândula adrenal pode ter o problema.

Entre os muitos transtornos das glândulas adrenais, estão:
* Síndrome de Cushing.
* Hiperplasia adrenal congênita.
* Tumores Adrenais.
* Tumores pituitários.

Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing acontece quando o corpo da pessoa é exposto a muito hormônio cortisol. Nessa síndrome o organismo fabrica muito mais cortisol do que precisa. Por exemplo, tumores adrenais podem fazer que o corpo produza muito cortisol. Em alguns casos a criança nasce com uma forma de hiperplasia adrenal que ocasiona a síndrome de Cushing. Em outros casos, alguns medicamentos podem ocasionar muita produção de cortisol pelo corpo.

Hiperplasia adrenal congênita

A hiperplasia adrenal congênita é uma desordem genética de deficiência da glândula adrenal, na qual o corpo não fabrica cortisol suficiente. O organismo da pessoa com hiperplasia adrenal congênita também pode ter outros desequilíbrios hormonais, como não fabricar aldosterona suficiente, mas produzir muito andrógenos.

Tumores Adrenais

Tumores adrenais primários, tanto adenomas como carcinomas, surgem espontaneamente, secretando de forma autônoma quantidades excessivas de cortisol. As concentrações plasmáticas circulantes de ACTH são suprimidas, resultando na atrofia cortical da adrenal não envolvida (e de todas as células normais na adrenal envolvida). A secreção de cortisol por estes tumores é independente do controle hipotalâmico-pituitário. A secreção é aleatoriamente episódica. Os tumores adrenais tipicamente não são reativos à manipulação do eixo hipotalâmico-pituitario com agentes farmacológicos como a dexametasona. Em cães, não foram reconhecidas outras características além do tamanho do tumor, que auxiliem na distinção entre pacientes com adenomas adrenais e os com carcinomas adrenais (podem ser grandes), como foi reconhecido em seres humanos (JERICÓ et al, 2000).


 Tumor adrenal aderido ao rim. FONTE: HERIPRET, 2000.

Tumores pituitários

A glândula pituitária está localizada no cérebro e ajuda a regular a atividade da maioria das outras glândulas do organismo, incluindo as adrenais. Em casos raros, tumores benignos podem crescer na glândula pituitária, o que pode restringir os hormônios que ela libera. Em alguns casos, tumor na glândula pituitária pode ocasionar síndrome de Cushing. Em outros casos, o tumor na glândula pituitária pode reduzir a sua capacidade de liberar hormônios necessários para resposta “lute ou corra” ao estresse. Se o corpo for incapaz de administrar estresse psicológico - uma condição chamada doença de Addison - isso pode ser fatal.

Tratamento para transtornos das glândulas adrenais

O tratamento para transtornos das glândulas adrenais depende do tipo de transtorno ou da sua causa específica. O tratamento para síndrome de Cushing depende da sua causa. Se o excesso de cortisol for causado por medicação, o médico pode mudar a dosagem ou tentar medicamento diferente. Se a síndrome de Cushing for causada por muita fabricação de cortisol pelo corpo, o tratamento pode incluir medicação oral, cirurgia, radiação ou uma combinação desses.

Hiperplasia adrenal congênita não pode ser curada, mas pode ser tratada e controlada. Pessoas com hiperplasia adrenal congênita podem tomar medicamentos para ajudar a repor os hormônios que o corpo não está fabricando. Algumas pessoas com hiperplasia adrenal congênita somente precisam desses medicamentos se estiverem doentes, porém outras podem necessitar tomá-los diariamente.

Os tumores adrenais podem ser tratados com sucesso com cirurgia, medicamentos, ou uma combinação desses. O tratamento para tumores Adrenais depende do tipo e tamanhos desses. Quando se confirma o quadro de neoplasia funcional (que secreta hormônios) deve-se fazer a remoção cirúrgica se possível.

Os tumores pituitários podem ser tratados com sucesso com micro-cirurgia, radioterapia, cirurgia, medicamentos, ou uma combinação desses. O tratamento para tumores pituitários depende do tipo e tamanhos desses.


Por favor ajude clicando nos links patrocinados ====►


---------------------------------------------------------------

Conheça o CriptoTab . O navegador que te dá
Criptomoeda enquanto você passeia na internet.
 ----------  Link do site oficial AQUI  --------------
------------------------------------------------------------

5 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, minha cadelinha tem 14 anos e foi diagnostica com dois nódulos um em cada adrenal. As adrenais estão com 1,33cm A médica passou Tirostano.Como não se pode tirar as duas glândulas. Nâo sei mais como fazer com ela.

Unknown disse...

Boa tarde, minha cadelinha tem 14 anos e foi diagnostica com dois nódulos um em cada adrenal. As adrenais estão com 1,33cm A médica passou Tirostano.Como não se pode tirar as duas glândulas. Nâo sei mais como fazer com ela.

Chris Riera disse...

Oi, Regina. Meu nome é Christiane e minha labradora tb de 14 anos tem o mesmo problema. Não foi indicada cirurgia. Como está passando a sua cadelinha?

Chris Riera disse...

Desculpe incomodá-la, mas tb estou sem chão. Obrigada

O Saber disse...

Olá. Eu também estou sem chão. Minha poodle há um ano foi diagnosticada com tendo alergia atópica e o veterinário dermatologista indicou o medicamento APOQUEL da zoetis. Passado um ano, as crises alérgicas foram controladas mas no check u anual perdi o chão pois o fígado dela cresceu e tbem essas glândulas adrenais estão com suspeita de hiperplasia. Eu fugi da cortisona mas ele tomou um novo medicamento que disseram que não tinha efeitos colaterais mas parece que não é bem assim. Poodle 9 anos. Parece que todos os órgãos dela estão comprometidos. Agora irão dizer que não foi o remédio. Ou foi? Além de pagar uma fortuna por 20 comprimidos, será que o APOQUEL foi o responsável por todo esse ESTRAGO???????????? SOCORRO.

Postar um comentário

Deixe seu recado, dúvida ou sugestão.